Navegando pela Categoria
Contos
As Cegonhas
Na última casa de uma pequena aldeia, as cegonhas haviam construído um ninho, e a mamãe cegonha ficava sentada dentro do ninho, com seus quatro filhinhos, que esticavam os seus pescocinhos e levantavam seus biquinhos negros, os quais ainda!-->…
O Pequeno Polegar
Houve, uma vez, um camponês que, estando durante a noite sentado junto da lareira atiçando o fogo, disse à mulher que fiava aí ao lado: - Como é triste não ter filhos! Nossa casa é tão silenciosa, ao passo que nas outras há tanto!-->!-->!-->…
O Pequeno Alfaiate Valente
Numa bela manhã de verão um alfaiate, sentado junto à mesa, diante da janela, trabalhava com afinco e bem humorado. Descendo a rua vinha uma camponesa apregoando: - Geleia boa! Geleia boa! Essas palavras soaram-lhe agradavelmente aos!-->!-->!-->!-->!-->…
Jorinda e Jorindo
Houve, uma vez, no coração de uma floresta virgem, um enorme e antigo castelo, no qual morava, completamente só, uma velha bruxa muito poderosa. Durante o dia, ela transformava-se em gata ou em coruja, mas à noite retomava a forma humana. !-->!-->…
A Caixa de Fósforos
Um soldado vinha marchando pela estrada: esquerda, direita!, esquerda, direita! Ele caminhava com sua mochila nas costas, e uma espada na bainha, estava voltando da guerra, e agora estava indo pra casa. Enquanto andava, ele encontrou!-->!-->!-->…
O Ratinho, O Gato e O Galo
Certa manhã, um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos. Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos …
As Roupas Novas do Imperador
Há muito, muito tempo, vivia em um reino distante um imperador vaidosíssimo. Seu único interesse eram as roupas. Pensava apenas em trocar de roupas, várias vezes ao dia; desfilava vestes belíssimas, luxuosas e muito caras para a corte. Um…
O Rouxinol do Imperador
O palácio do imperador da China era uma das coisas mais bonitas que existiam no mundo. Construído em mármore branco, possuía torres de marfim, paredes revestidas com tecidos de cores variadas e quartos decorados com ouro e prata. Era…
O Patinho Feio
A mamãe pata tinha escolhido um lugar ideal para fazer seu ninho: um cantinho bem protegido no meio da folhagem, perto do rio que contornava o velho castelo. Mais adiante estendiam-se o bosque e um lindo jardim florido. Naquele lugar…
O Soldadinho de Chumbo
Numa loja de brinquedos havia uma caixa de papelão com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, todos iguaizinhos, pois haviam sido feitos com o mesmo molde. Apenas um deles era perneta: como fora o último a ser fundido, faltou chumbo para…